sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Trigésima quinta mensagem

"Feliz é aquele que nas aflições continua fiel."
(Tiago 1,12)

Felicidade, eu acho, é o que a gente mais pensa...
Se a gente tem saúde, alimentos, casa, dinheiro, amigos... a gente costuma se considerar feliz. Sem alguma dessas coisas, ainda que não seja conosco mas que seja com alguém que amamos, costumamos ficar tristes.
Aqui nesse pedacinho, Tiago identifica aqueles que podem ser felizes nas aflições. (Na Bíblia, também entendemos como "bem-aventurados" ou "benditos" quando aparece essa palavra "feliz". Na verdade, tudo nos remete a Deus: tanto a alegria quanto o sentido de sermos bem-aventurados.)

Mas o mais desafiador e também o mais bonito/especial é ser feliz ou ser bendito, justo nas aflições. Não é caso de se alegrar na dor no sentido de insensibilidade mas ser feliz porque ama, do fundo do coração, todos os dias, Aquele que deu a vida por nós...

O padre hoje dizia que nosso sentido de felicidade deveria estar alicerçado em Cristo pois muitas vezes ele já ouviu pessoas dizendo que seriam felizes quando tivessem tal emprego, tal conquista material, tal família e etc... E no fim, mesmo com tudo isso, as pessoas se cansam ou vivem problemas dentro dessas conquistas e percebem que a felicidade não estava aí.

Felizes e benditos podemos ser simplesmente porque Deus nos espera todos os dias. E é Ele quem está pronto para nos capacitar em toda e qualquer aflição.

A aflição não é um castigo ou algo que devamos entender... ela simplesmente existe pela permissão de Deus e Ele, como Pai de amor, sabe exatamente da nossa capacidade de enfrentar todas as coisas.

Tiago nos lembre que ser bem-aventurado nas aflições é, antes de tudo, ser fiel a Deus até nos momentos mais árduos... que difícil missão... mas não impossível...

No sofrimento, na aflição, na dor... que lembremos do nosso Deus forte e Todo-Poderoso; que enxerguemos aí oportunidades de nos sentirmos chamados à semelhança de Cristo que tanto sofreu; que lembremos que aí se aumenta nossa fé e se adquire experiência e amadurecimento... tudo isso nos faz, sobretudo, fiéis a Deus.

Que nada e nenhuma circunstância nos afaste da nossa amizade com o Pai do Céu. Porque a nossa fidelidade com Ele nos tornará não apenas fortes mas também, bem-aventurados.

Animemo-nos uns aos outros e a nossos queridos! O céu é preparado para nós e ele começa aqui...
Que Cristo, nossa esperança e força os abençoe e lhes conceda uma semana bem perto Dele e de Seus valores e frutos do Espírito Santo!
 
Membros da Campanha de Oração pelos que sofrem.
“Sinceridade na oração é dialogar com o coração nas mãos, diante do Senhor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.